Sexo ainda é um dos desafios das missões espaciais. #Questione!

5 out

03/10/2011 – 16h17 DE SÃO PAULO

Situações que ocorrem rotineiramente na Terra podem significar problemas de solução complicada –e ainda impossível nos dias atuais– no ambiente espacial. A reprodução sexual humana, exemplo, é um deles.

O sexo, o desenvolvimento do feto e o parto são alguns das dificuldades que foram citadas durante a abertura de um simpósio, que teve início na última sexta (30) e acaba nesta segunda-feira, sobre tecnologias e estratégias a serem pensadas e desenvolvidas para viagens intergalácticas e colonização de outros planetas.

“Sexo é bem diferente em um ambiente de microgravidade porque aparentemente você não tem tração e fica colidindo contra as paredes”, comentou o pesquisador Athena Andreadis, da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, no site space.com. “Pense sobre isso: você não tem fricção, você não tem resistência.”

Esse não é o único obstáculo. Mesmo que os bebês fossem concebidos e nascidos no espaço, as viagens de longa duração poderiam originar quadros totalmente inesperados.

Além do efeito psicológico, ao ficar muito tempo confinado, o viajante passa por um processo de atrofiamento dos músculos e redução do volume sanguíneo, entre outros prejuízos ao corpo.

Outro assunto que preocupa os pesquisadores é se os planetas a serem colonizados terão ou não condições semelhantes às da Terra. Ao que tudo indica até agora, a resposta é não.

Com isso, a biosfera da Terra teria que ser construída dentro e um domo onde os astronautas poderiam viver. Algo que parece mais acessível a filmes de ficção científica.

Participam do Simpósio de Naves Espaciais, em Orlando, na Flórida (EUA), cientistas de universidades, funcionários de centros espaciais da Nasa (agência espacial dos EUA) e organizações privadas.

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: