Livro revela falas finais na cabine do voo 447: ‘Vamos cair, não é possível’

13 out

Publicação lançada na França traz falas não divulgadas pela investigação.
Avião caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009, matando os 228 a bordo.

Do G1, http://g1.globo.com – com agências internacionais

Um livro lançado nesta quinta-feira (13) na França revela novos trechos da gravação com os últimos momentos na cabine do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico com 228 pessoas a bordo em 2009 quando cumpria o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.

Intitulado “Erreurs de Pilotage” (“Erros de Pilotagem”), a publicação da editora Altipresse é de autoria de Jean Pierre Otelli, especialista em aeronáutica, e traz a transcrição da conversa entre os pilotos nos segundos finais antes de a gravação da caixa-preta ser cortada.

Segundo o relatório divulgado pelo Escritório de Análise e Investigações (BEA) da aviação civil da Françano final de julho, o registro em áudio se encerra às 2h14min26. No relatório, aparecem trechos da conversa entre os dois copilotos e o comandante da aeronave.

Segundo a degravação, o copiloto menos experiente, Pierre-Cedric Bonin, de 32 anos e com 2.936 horas de voo, diz que possui os comandos e descreve para o colega, o copiloto mais experiente, David Robert, de 37 anos e com 6.547 horas de voo, o que está fazendo. Isso continua após o retorno à cabine do comandante de bordo, Marc Dubois, de 58 anos e com quase 11 mil horas de voo.

O relatório indica que o copiloto com menos horas de voo estava no comando do Airbus da Air France quando os pitots (sensores) congelaram e a aeronave começou a cair no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, deixando 228 mortos.

O livro lançado em francês inclui falas que são da casa de 2h14min, ou seja, dos segundos finais da gravação. Leia abaixo:

Comandante (Marc Dubois): Atenção! Erga o bico – Agora, tire!

Copiloto David Robert: Agora, tire!

Dubois: M… Vamos cair… Não é possível

Copiloto Pierre-Cedric Bonin: Mas o que está acontecendo? (fim da gravação)

Tanto o BEA quanto a Air France divulgaram notas condenando a divulgação das falas no livro e afirmando que isso fere a norma europeia. Também afirmam que o ato fere a memória dos tripulantes, mortos na tragédia.

A editora de “Erreurs de Pilotage” afirmou que, no momento, não há perpectiva para lançar uma versão do livro em português.

Relatório do BEA
O comando do avião mudou de mãos às 2h13min45, quando Robert, segundo o BEA, diz para o copiloto com menos horas de voo que irá pegar os comandos. Conforme o BEA, Robert diz a Bonin: “Então me passe os comandos, me dê os comandos”.

Com base nesse dado, assume-se que, durante as falas mostradas pelo livro, quem estava no comando era o copiloto mais experiente, David Robert.

Pela descrição, durante a queda e após a perda das informações de voo devido ao congelamento dos pitots, Bonin diz aos colegas que está cabrando (elevando o bico do nariz) da aeronave, o procedimento que, segundo o BEA, foi errado para reverter a situação de estol (perda de sustentação do avião), que começou a cair. Quando o alarme de estol começou a tocar, os pilotos deveriam ter jogado o bico do avião para baixo.

Leia, a seguir, os trechos das falas gravadas na cabine do voo 447 que foram divulgados em julho pelo BEA:

2h11min21 – Robert – Nós ainda temos os motores. O que está acontecendo (…)?
2h11min32 – Bonin – (…) eu não tenho mais os controles do avião. Eu não tenho nenhum controle do avião.
2h11min38 – Robert – Vire à esquerda
2h11min41 – Bonin – Eu tenho a impressão (que temos) a velocidade
2h11min43 – (Barulho de abertura da porta da cabine)
Dubois – O que vocês estão fazendo?
Robert – O que está acontecendo? Eu não sei, eu não sei o que está acontecendo
2h11min52 – Dubois – Então peguem os comandos logo
2h11min58 – Bonin – Acho que temos um problema, que tem muita variação.
Dubois – Sim.
Bonin – Não tenho mais nenhuma indicação
2h12min04 – Bonin – Tenho a impressão que nós estamos numa velocidade maluca, não? O que vocês acham?
2h12min07 – Robert – Não sei, mas não solte (…)
2h12min13 – Robert – O que você acha? O que você acha? O que devemos fazer?
2h12min15 – Dubois – Eu não sei. Está descendo.
2h12min26 – Robert – A velocidade?
2h12min27 – Robert – Você está subindo. Você está caindo, caindo, caindo
2h12min30 – Bonin – Mas eu estou caindo?
Robert – Caindo
2h12min32 – Dubois – Você está subindo
2h12min33 – Bonin – Eu estou subindo? Ok, então vou descer
2h12min42 – Bonin – Quanto subimos?
2h12min44 – Dubois – (…) não é possível!
2h12min45 – Robert – Como está a altitude?
Bonin – Estamos caindo ou não?
Robert – Agora você está caindo
Dubois – Coloque as asas na horizontal
Bonin – É o que estou tentando fazer
Dubois – Coloque as asas na horizontal
2h13min25 – Bonin – O que está havendo… Por que nós continuamos caindo?
2h13min28 – Robert – Tente encontrar um jeito de acionar os comandos lá pra cima, os principais etc.
2h13min36 – Bonin – Nove mil pés
2h13min39 – Robert – Sobe, sobe, sobe, sobe
2h13min40 – Bonin – Mas eu estou empinando já há algum tempo
Dubois – Não, não, não, não suba mais
Robert – Agora caindo
2h13min45 – Robert – Então me passe os comandos, me dê os comandos
2h14min05 – Dubois – Atenção, você está subindo.
Robert – Estou empinando?
Bonin – Bem, é o que nós devemos fazer, estamos a 4 mil pés
2h14min18 – Dubois – Então puxa.
Bonin – Puxa, puxa, puxa, puxa
2h14min26 – Fim das transmissões

Mais detalhes sobre esta matéria no site http://g1.globo.com – Materia com detalhes de ultimos minutos do Voo 447

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: