Universo tem reservatórios de gelo.

21 out

Observatório Herschel descobriu vapor gelado em área próxima de estrela; descoberta pode ajudar a explicar origem da água na Terra.

Alessandro Greco, especial para o iG | 20/10/2011.

Foto: Nasa/JPL-Caltech

Ilustração mostra disco de formação de planetas com vapor d’água gelado, circulando a estrela TW Hya

A origem da água do planeta é tema de longo debate entre os cientistas. Atualmente acredita-se que ela chegou a Terra via impacto de cometas e asteroides durante a formação do Sistema Solar.

Uma pesquisa publicada nesta quinta (20) no periódico científico Science verificou que há muita água espalhada fora do sistema solar, ratificando a hipótese de que ela “aterrissou” na Terra graças a estes corpos celestes. “Nossos resultados mostram que há reservatórios substanciais de água congelada em sistemas que formam planetas e consequentemente havia o mesmo tipo de situação durante a formação do Sistema Solar. A descoberta dá suporte à hipótese de que os oceanos da Terra chegaram por impacto de corpos celestes”, explicou ao iG Michiel Hogerheijde da Universidade de Leiden na Holanda, principal autor do estudo. E completou: “É provável que mundos cobertos por oceanos existam em todo o universo”.

Os dados da pesquisa foram obtidos com instrumentos do Observatório espacial europeu Herschel que encontrou vapor gelado na área de formação de planetas da estrela TW Hya na constelação de Hidra, a cerca de 175 anos-luz da Terra. “Imaginávamos há muito tempo que havia grande quantidade de água congelada em discos formadores de planetas como o que está em torno da Hya. Tivemos, porém, de esperar até o Herschel estar pronto para termos o instrumento correto com sensibilidade suficiente para detectar o sinal do vapor d’água gelado que é muito fraco. A presença deste vapor confirma a presença de reservatórios de gelo embaixo dele”, afirmou Hogerheijde.

Com os dado, os pesquisadores também conseguiram estimar que o tamanho do reservatório da água é milhares de vezes maior do que todos os oceanos na Terra.

(Com reportagem de Denise Barros)

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: