Atitudes sustentáveis. #Instituto Voluntários em Ação.

10 nov

voluntariosonline.org.br

Com tantos esforços para o desenvolvimento de recursos para ações sustentáveis, está na hora de listarmos alguns produtos, dentre novidades e velhos conhecidos, para que todos se atualizem e façam seu uso no dia a dia.

Somente o acesso às informações de práticas ecologicamente corretas não são capazes de frear as grandes mudanças ambientais que o homem contemporâneo está causando. É preciso mudar os hábitos. As ações diárias ao longo da vida de cada um de nós será significante para a preservação do meio ambiente.

–    Sacolas retornáveis, que dispensam apresentação, são de fácil acesso em qualquer lugar do país, tem durabilidade e podem ser lavadas.

–    Transportes sustentáveis. Para quem mora em cidades grandes alguns projetos já existem para incentivar e auxiliar as pessoas a utilizarem, por exemplo, a bicicleta como meio de transporte. O projeto Bike Anjo está em 26 cidades brasileiras e trata-se de ciclistas apaixonados, voluntários, que fornecem instruções básicas de seguranças e rotas alternativas, até educação e informações sobre as legislações de trânsito para os iniciantes na utilização da bike como transporte. Outra iniciativa é o programa Bike Rio de aluguel de bicicletas que está detalhado no site.

–     Coletores menstruais, ainda pouco divulgados e com alto valor no mercado, têm despontado como alternativa ecológica aos absorventes, já que podem ser reutilizados. Assim como as fraldas, os atuais absorventes são materiais descartados no meio ambiente e usados pela mulher durante muito tempo. Veja mais aqui.

–     Aplicativos verdes para smartphones. Já está disponível para baixar diversos aplicativos que ensinam e ou auxiliam as pessoas nas práticas ecologicamente corretas. Alguns aplicativos para iPhone estão listados aqui.

–          Produtos de limpeza caseiros e ecologicamente corretos. Não é exagero dispensarmos os milagrosos produtos de limpeza que são vendidos no supermercado, que, além do custo, são prejudiciais à saúde. A grande maioria não são biodegradáveis e contaminam o solo, água e ar. Você pode encontrar receitas diversas e muitas outras práticas sustentáveis no Almanaque de Práticas Sustentáveis.

Vamos pôr em prática e tornar hábito o maior número possível das atividades em prol do meio ambiente, e vamos também sugerir mais atividades, que sejam simples, coerentes e possíveis de serem praticadas.

Escrito por Júnia C. Teixeira Voluntária Online

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: