Jovem amazonense é nomeado ‘Herói do Milênio’ por voluntariado.

10 nov


O estudante de 20 anos trabalha nas ONGs React & Change e AIESEC. ”Passei a ver que tudo na vida vai além de mim”, conta.

“O voluntariado me fez pensar diferente. Passei a ver que tudo na vida vai além de mim”. Assim o jovem amazonense Wirlesson Falcão, de 20 anos, descreve sua experiência de vida. O estudante de Economia representará o Brasil no 2º Encontro Mundial de Jovens Voluntários, realizado este ano em Baranquilla, na Colômbia. Ele é um dos três jovens escolhidos em todo o mundo para receber o título de Herói do Milênio.

Falcão será contemplado com prêmio pelo trabalho voluntário realizado na organização não-governamental (ONG) React & Change (R&C), onde atua como Diretor de Relações Públicas. A  R&C é a primeira organização juvenil latinoamericana no combate à violência contra mulheres, a desigualdade de gênero e a apatia juvenil por meio de artes urbanas, tecnologia e empreendedorismo social.

O projeto premiado no encontro é o Fórum Juventude por Capacitação. Realizado em julho de 2011, o evento reuniu em Fortaleza, no Ceará, jovens de diversas regiões do Brasil para discutir maneiras de combate aos problemas sociais explorados pela ONG.

O estudante contou ao G1 que ainda está surpreso com a escolha. “Nem acredito direito que fui selecionado. Quando você é voluntário trabalha sem esperar nada em troca, então quando vem um reconhecimento tão grande assim você se surpreende demais. Estou muito feliz”, disse.

Falcão com ganhadora do prêmio Nobel da Paz na África do Sul (Foto: Arquivo Pessoal)
Falcão com ganhadora do prêmio Nobel da Paz na
África do Sul (Foto: Arquivo Pessoal)

Além do trabalho na React & Change, Wirlesson também é voluntário na AIESEC, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a maior organização estudantil do mundo. Segundo ele, o contato com diferentes culturas é primordial para lutar contra problemas sociais. “Só assim você aprende a respeitar diferenças e passa a ver o impacto positivo que cada um de nós causa na sociedade”, destacou.

Esta será a segunda participação do jovem em seminários como este. Em 2010, Falcão foi enviado à África do Sul para participar da Conferência Internacional de Jovens Líderes. Na ocasião, o estudante conheceu Leymah Gbowee, ganhadora do prêmio Nobel da Paz 2011.

Fonte: G1

voluntariosonline.org.br

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: