#Google implementa sistema de refrigeração com água do mar

24 fev

O mais novo datacenter (centro de processamento de dados, onde ficam os servidores) do Google, localizado em uma antiga fábrica de papel na Finlândia, já iniciou as atividades gastando metade do habitual com energia, água e outros recursos necessários para refrigerar os computadores.

A companhia aproveitou um túnel subterrâneo existente na propriedade para captar água para o sistema de refrigeração dos servidores. Para funcionar adequadamente os equipamentos necessitam manter uma temperatura mediana, feito que é obtido com exautores e água gelada.

A água do mar gelada é captada para dentro do centro, utilizada diretamente nos exaustores, e então misturada com água gelada para ser devolvida com a temperatura novamente adequada ao golfo. Essa combinação ocorre para que a água não danifique a fauna e flora local.

Em uma conferência da empresa sobre eficácia energética em datacenters, realizada ano passado na Suíça, a companhia se disse feliz por possuir profissionais e recursos para implantar as mudanças, porém ressaltou que cerca de 70% dos datacenters mundiais não possuem políticas verdes.

Para saber maiores informações técnicas do empreendimento assista ao vídeo:

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/fevereiro/novos-servidores-do-google-sao-refrigerados-com#ixzz1lvPwOGyh

Acesso em: 09/02/2012

Pesquisado por: Carla Diniz – voluntária online

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: