Braille digital: luva ajuda deficientes a usar tecnologia

26 abr

Na parte posterior da luva estão os motores que sinalizam quando o usuário recebe uma mensagem. Foto: Divulgação

Na parte posterior da luva estão os motores que sinalizam quando o usuário recebe uma mensagem Foto: Divulgação

A impossibilidade das pessoas portadoras de deficiência para usar os novos dispositivos tecnológicos, como smartphones e tablets, encabeça pesquisas sobre novos desenvolvimentos para superar o problema e evitar a tão temida brecha digitial. Uma das mais recentes criações nesssa área é a Mobile Lorm Glove, uma luva que permite a pessoas com dificuldades sensoriais acessar o correio eletrônico, ler e escrever mensagens e até acessar o conteúdo de livros eletrônicos.

O dispositivo, desenvolvido pelo Design Research Lab da Universidade de Berlim, funciona através de sensores de pressão localizados na palma da luva. Os dados são transmitidos via Bluetooth da luva para o dispositivo portátil que se quer utilizar. Se o usuário receber uma mensagem, por exemplo, os motores vibratórios da parte posterior da luva emitirão um sinal.

A luva está baseada no alfabeto Lorm, utilizado em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, no qual as pessoas tocam as palmas das mãos para pressionar pontos concretos que vão definindo as diferentes letras do alfabeto. Assim, a Mobile Lorm Glove permite que pessoas surdas e cegas possam acessar mais facilmente o mundo tecnológico dos gadgets digitais.

O Design Research Lab é um grupo iniciado em 2005 em uma parceria da Universidade de Berlim com os laboratórios da Deutsche Telekom. Atualmente, nove pesquisadores cientistas trabalham em projetos de pesquisa relacionados ao design. O objetivo, desde o início, era diminuir a brecha entre as inovações tecnológicas e as necessidades reais das pessoais em seu ambiente cotidiano. A Mobile Lorm Glove é um dos projetos. Não há informação sobre comercialização do produto.

Terra Notícias

Anúncios

Escreva sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: