Parreira e a importância do voluntariado

12 maio

Ex-técnico da seleção deu dicas sobre o assunto durante o 1º Seminário de Voluntários

A cultura do voluntariado ainda é pouco difundida no Brasil. O que realmente os voluntários fazem em uma Copa do Mundo da FIFA? Quais são suas atribuições? O ex-técnico da Seleção Brasileira, que foi campeão da Copa do Mundo da FIFA em 1994, Carlos Alberto Parreira, aproveitou o 1º Seminário de Voluntários, realizado na última sexta-feira (4/5), para dar dicas importantes sobre o assunto.

A Copa do Mundo da FIFA de 1994 não foi a sua única experiência no torneio. Ele participou de oito edições da competição, sendo uma como preparador físico (1970), seis como técnico de diversas seleções (1982, Kuwait; 1990, Emirados Árabes Unidos; 1994 e 2006, Brasil; 1998, Arábia Saudita; e 2010, África do Sul) e uma como observador da FIFA (2002).

Uma de suas lembranças mais marcantes sobre voluntariado é justamente desta participação como observador da FIFA, quando ele se recorda da maneira gentil como os coreanos o receberam.

“Eles queriam agradar de todas as maneiras. Quando eu cheguei, me perguntaram se eu falava inglês e colocaram músicas dos Beatles e do Elvis Presley no rádio do carro que me transportava. Queriam que eu me sentisse confortável”, lembra o técnico.

Na opinião de Parreira, esta é uma oportunidade de os brasileiros demonstrarem sua qualidade no atendimento aos visitantes.

“Acho que é a nossa grande oportunidade de mostrarmos excelência na prestação de serviços. Que não somos um povo que apenas gosta de samba e sabe jogar futebol. E o voluntário é parte importante neste processo. Ele tem de ter o sorriso no rosto e disposição para trabalhar”, explica Parreira.

Fonte:Fifa

Escreva sua opinião

